As marcas estão cada vez mais buscando formas de aumentarem suas vendas pelo WhatsApp.
Levando em consideração que essa ferramenta tem hoje mais de um bilhão de usuários ativo pelo mundo, qual empresa não se interessaria?
Por esse motivo conheça algumas dicas de como melhorar suas vendas nesse Aplicativo.
Essa é uma das melhores ferramentas para automatizar o atendimento ao seus clientes e aumentar as vendas.
Além disso a possibilidade de enviar mensagens de texto, áudio e vídeo de forma instantânea, aproxima mais a sua empresa da sua audiência.
Por tanto, uma grande parte dos empreendedores ainda não conseguem usar essa ferramenta para auxiliar seus negócios.
Pensando nisso separei algumas dicas que irá ajudá-los a usar o WhatsApp para aumentar suas vendas.
Acompanhe abaixo 10 dicas e aprenda como vender mais pelo WhatsApp!
1. Use o WhatsApp Business
O primeiro passo é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas.
Além da possibilidade de verificar as métricas ele tem várias funcionalidades que ajudam a aumentar as vendas.
Lembre-se, o que não pode ser mensurado, não pode ser gerenciado.
Foi-se o tempo em que o marketing era baseado em mero “achismo”. Agora, trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de engajamento.
Além de identificarem quais estratégias deram certo o WhatsApp Business auxilia nas tomadas de decisões em sua empresa.
O WhatsApp Business fornece informações importantes como: quais mensagens foram entregues aos seus clientes, a quantidade de mensagens que foram enviadas pela sua equipe e quais mensagens foram lidas pelo usuário.
O aplicativo permite organizar os contatos de acordo com o momento da jornada de compra do cliente além de permitir que você envie mensagens automáticas.
Além disso é possível também criar grupos através de etiquetas de “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” e outros.
2. Use a linguagem do seu público
Use uma linguagem mais descontraída, dependendo do assunto e do mercado que atua. A mensagem para seu público não precisa ser formal o tempo todo.
Se o seu público for mais descolado, aposte nos emojis para conseguir mais aproximação com o seu consumidor.
3. Dedique tempo para o atendimento
De atenção integral a ferramenta, esse é um dos maiores erros que as empresas cometem.
Muitas empresas divulgam o WhatsApp como canal de atendimento mais não deixam um colaborador exclusivo para essa função.
Um possível cliente que escolhe entrar em contato por essa ferramenta espera uma resposta rápida, caso contrário irá procurar outra empresa para comprar o que precisa.
Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o sua audiência na Internet.
4. Use a função catálogo
O WhatsApp vem estudando disponibilizar a função catalogo dentro das contas do Business desde o ano de 2018.
E agora no segundo semestre de 2019, a função foi liberada para os brasileiros com a promessa de aumentar as vendas.
Essa função torna a venda mais rápida e dinâmica, permitindo que o cliente veja os produtos disponíveis na loja junto com o valor. Portanto aproveite para não deixar faltar nenhum de seus produtos no catálogo de produtos do whatsapp.
Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.
Também é importante ressaltar que essa ferramenta dá mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio. Se esse é seu caso, abuse da ferramenta!
5. Automatize os processos
Você terá diversos contatos para prestar atendimento ao mesmo tempo, por esse motivo o trabalho precisa ser prático.
Pois enviar mensagens personalizadas para cada usuário não é uma tarefa fácil.
Para facilitar essa rotina foi criado as listas de transmissão. Com ela sua produtividade aumenta pois permite enviar a mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.
Na prática, o processo funciona da seguinte forma: você acrescenta os números dos seus clientes e envia a mensagem como se fosse em um grupo no WhatsApp.
O mais interessante é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos.
É fundamental deixar claro que as mensagens são enviadas somente para os clientes que já estão na sua lista.
Para aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do email marketing, informe aos clientes em cada reunião ou atendimento e instale um plugin em seu site para que o usuário seja levado imediatamente para o número da sua empresa.
6. Entenda o estágio do cliente
Cada contato da sua lista está em um momento diferente, por esse motivo você deve seguir a teoria do funil de vendas.
Portando aquela pessoa que está há algum tempo se comunicando com sua equipe não poderá receber a mesma mensagem de quem acabou de lhe adicionar.
Crie um cronograma de mensagens, essa é uma dica muito interessante.
Resumindo você já deve deixar separado as mensagens que serão enviadas aos clientes que estão no topo, meio e fundo de funil.
Sem dúvidas, essa organização ajuda o seu cliente a avançar para a outra etapa do funil.
Lembre-se de usar a versão WhatsApp Business para descobrir quem visualizou e leu os seus conteúdos.
7. Divulgue o seu contato
É fundamental criar estratégias para atrair novos contatos para sua rede.
As suas vendas pelo WhatsApp não podem se restringir apenas aos clientes que já tem seu contato.
Portanto ofereça recompensas digitais para aumentar o número de contatos da sua lista.
Você pode usar diversos tipos de recompensas como por exemplo infográficos, cupons de desconto e e-books em troca do contato do seu possível cliente.
Seu público aceitará a troca se o conteúdo for relevantes para ele.
É essencial fazer uma landing page com um belo design para conseguir esses contatos.
É por essa pagina que seu possível cliente vai deixar seu contato e outras informações importantes para sua empresas, se tornando um lead para fazer parte do seu funil de vendas.
8. Seja objetivo
As pessoas costumam não ter muita paciência, por esse motivo não envie áudios com mais de um minuto e sempre utilize mensagens rápidas e objetivas que vá direto ao ponto.
Caso precise esclarecer algo mais complexo que precise de mais detalhes, opte em ligar para seu possível cliente pois as mensagens podem trazer várias versões.
9. Conheça outras funcionalidades
Assim como no instagran e Facebook o Storie é uma funcionalidade do WhatsApp que chama muita atenção do seu público.
Da mesma forma também tem a duração de 24 horas apenas.
Apesar de ainda não ser um fenômeno nessa ferramenta, essa função já é usada com frequência.
No WhatsApp, esse recurso é denominado de Status. Utilize esse espaço para criar campanhas relâmpagos com descontos ou lançamento de novos produtos ou serviços.
Portando com essa dica, os seus clientes ficarão bastante empolgados por uma próxima novidade.
10. Escute o cliente
Por fim crie uma lista de transmissão com todas aquelas pessoas que já efetuaram uma compra nos últimos doze meses.
Faça questionamentos sobre os pontos positivos e negativos do seu negócio e sobre sua experiência de compra, como foi o pós-venda e possíveis críticas ou elogios.
Acima de tudo Interprete essas informações como algo essencial para aperfeiçoar seu negócio ou para saber se o que está fazendo está levando você para o lugar certo.